Nossas Coleções:
Coleção Nosso Livro de Matemática
A coleção de Alfabetização Matemática, “Nosso Livro de Matemática”, publicada pela Zapt Editora e inscrita PNLD 2019, é resultado de muitos anos de trabalho junto a professores dos anos iniciais, tanto em escolas públicas como em escolas particulares. Também é fruto das contribuições de pesquisas mais recentes na área da Educação Matemática que nos ajudam a compreender como as crianças constroem seus conhecimentos matemáticos. Incorporam propostas sobre a construção de escritas numéricas de Lerner e Fayol, sobre os significados das operações de Vergnaud, sobre a construção de conhecimentos geométricos, de Van Hiele entre outros.
Ela foi testada em várias salas de aula em uma versão preliminar, procurando adequações ao ritmo e ao interesse de aprendizagem das crianças.
Para que possam ser analisados por professores no processo de indicação ao PNLD 2019, trechos dos livros estão sendo disponibilizados eletronicamente.
Esperamos merecer sua análise e sua indicação.
Clique na capa do livro que deseja conhecer para pode acessar alguns conteúdos.
Célia Maria Carolino Pires
Ivan Cruz Rodrigues
Coleção Nosso Livro de Projetos Integradores
.... mais uma estratégia didática ao alcance do professor no processo da aprendizagem significativa.
Como trabalhar em sala de aula com mais essa estratégia?
Organizada didaticamente com a finalidade de promover a interação entre conhecimento escolar e realidade, a coleção Nosso Livro de Projetos Integradores:
1. Permite ao aluno a construção do conceito de projetos.
2. Contextualiza temas ligados ao cotidiano relacionando-os aos conhecimentos desenvolvidos na sala de aula nos diversos componentes curriculares.
3. Mantém diálogos permanentes entre os componentes curriculares das áreas do conhecimento.
4. Apresenta desafios relacionados as diferentes realidades sociais e culturais.
5. Valoriza o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a importância do trabalho em grupo.
6. Oferece todos os passos para a execução do projeto e construção do produto final.
Nosso Livro de Projetos Integradores, o Professor e a BNCC
A aprendizagem por meio de projetos
A coleção foi pensada com o objetivo de contribuir para que o aluno que cursa os anos iniciais do Ensino Fundamental possa vivenciar a experiência de trabalhar com projetos como meio de estabelecer de fato a ligação, o elo entre o que se aprende na escola e a sua realidade cotidiana. Contribuir para que ele amplie sua visão e possa identificar e compreender a realidade da qual faz parte e, com isso, consiga posicionar-se socialmente, fazer escolhas e agir criteriosamente nas comunidades das quais participa.
A proposta pedagógica da coleção caracteriza-se pela construção da aprendizagem significativa por meio de projetos que integram diversos componentes curriculares, conceitos, objetos de conhecimento e observação da realidade. Dessa maneira, o “saber” não deve (nem pode) ser imposto, pois ele deve ser uma ação desejada. Os conhecimentos não são dados, eles são construídos em diferentes contextos, como também não se apresentam de maneira compartimentada, uma vez que têm como foco a integração de vários saberes. Além disso, eles não são superficiais nem artificiais, eles se identificam naquilo que é significativo, que não está preso ao espaço escolar, mas se amplia para a vida pessoal, familiar e social.
Para que essa proposta pedagógica atinja seus objetivos, considera-se fundamental a aprendizagem significativa, pois entende-se que ela possibilita à criança conhecer, interpretar, interagir, interferir e avaliar a realidade na qual está inserida. Por aprendizagem significativa entende-se uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, tanto no comportamento do indivíduo como nas suas atitudes e na sua personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente em todas as parcelas de sua existência.
Por meio da aprendizagem significativa, espera-se que o aluno perceba a importância do conhecimento construído, apreendido em sala de aula, como algo que ele deve usar para refletir de maneira positiva em sua realidade, e, com isso, enfrentar os desafios que nela estiverem colocados.
O conhecimento significativo presente nos projetos integradores é aquele que relaciona conteúdos, competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais às habilidades nos diversos contextos oferecidos no processo da aprendizagem.
É o conhecimento que abre perspectivas para a formação integral de seres humanos desde a infância. A coleção acredita que essa formação já nos primeiros anos escolares motiva as crianças a aprenderem, a compartilharem ideias e sentimentos e a estarem sempre abertas ao diálogo, para assim compreenderem um mundo cada vez mais plural e valorizarem os papéis desempenhados pela Ciência e pelos saberes tradicionais na busca de soluções para os problemas sociais e ambientais e para os relacionados aos cuidados com os outros seres vivos.
Por meio do conhecimento significativo, o conceito de cidadania assume seu significado na prática e promove a cultura de paz.
5. A coleção e a BNCC
Para criar os projetos integradores, a coleção utilizou como principal referência fazer com que os alunos desenvolvam algumas das competências gerais, as competências de cada área do conhecimento, os objetos de conhecimento e as habilidades dos componentes curriculares relacionados a cada projeto definidas na 3a versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em abril de 2017.
Disponibilizamos aqui as competências gerais e as de cada área do conhecimento:
Competências gerais
A terceira versão da BNCC apresenta dez competências gerais a serem desenvolvidas ao longo dos cinco anos de Ensino Fundamental.
I. São elas:
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.